Seguindo o cronograma de execução do Programa Terra Forte, no dia 28 de outubro de 2025, reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de São João da Urtiga para tratar de pauta única: a seleção dos beneficiários do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte, instituído pela Lei Estadual nº 16.308/2025 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 58.340/2025, no âmbito municipal.
O programa é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, e tem como objetivo promover a recuperação produtiva, ambiental e social das Unidades de Produção Familiar (UPFs), fortalecendo a resiliência climática e a sustentabilidade da agricultura familiar gaúcha.
Durante a reunião, a equipe da Emater/RS-Ascar apresentou o relatório de inscrições, informando que 106 candidatos se inscreveram no programa. Deste total, 98 foram habilitados e 8 não habilitados, conforme os critérios estabelecidos no edital.
A lista dos beneficiários selecionados estará disponível a partir do dia 3 de novembro de 2025, nos murais da Prefeitura Municipal, Emater, Secretaria Municipal de Agricultura, Sintraf e Câmara de Vereadores, pelo prazo de cinco (5) dias úteis, para conhecimento da população e apresentação de eventuais recursos.
Agradecemos a todos os produtores rurais que participaram do processo de inscrição no Programa Terra Forte, demonstrando comprometimento e interesse no fortalecimento das políticas públicas de apoio ao setor produtivo agrícola.